terça-feira, 12 de dezembro de 2017

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA


FILOSOFIA – um presente com FUTURO

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia celebrou-se a 16 novembro sob a égide do tema "O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade" .
Implementado pela UNESCO em 2002, este dia comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e é um convite à reflexão, ao questionamento, à partilha de pensamentos, à discussão aberta e à exploração de ideias.
Numa época de tantas conturbações sociais, urge a criação de espaços propícios ao debate. Atento à necessidade de redirecionar o olhar para os problemas fulcrais do homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem, a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio aderiu ao projeto e disponibilizou, de imediato, o seu espaço para a divulgação junto da comunidade educativa dos trabalhos realizados no âmbito destas comemorações, que se revestiram de uma importância acrescida, visto tratar-se do primeiro ano em que esta instituição acolhe o Ensino Secundário.
O desafio foi lançado pela professora de Filosofia, Sofia Fazendeiro, e o feedback não poderia ter sido mais positivo. A biblioteca recebeu cerca de duas centenas de alunos cuja postura dignificou, em muito, o trabalho realizado e os agentes envolvidos, pelo que pode considerar-se que as expetativas dos agentes envolvidos foram amplamente superadas.
A exposição decorreu ao longo de todo o dia e dividiu-se em sete momentos distintos que foram explicados aos visitantes durante um mini tour. À entrada, alunos e professores podiam ver uma pequena mostra de livros de Filosofia. De seguida, eram interpelados para refletir sobre duas frases expostas - uma de Descartes e outra de Bertrand Russel - e podiam apreciar uma exposição subordinada ao tema “Filosofia com Identidade”.
O terceiro momento era dedicado à “Filosofia para Crianças”, projeto este que será levado a cabo durante todo o ano letivo e que conta já com a adesão de 18 turmas do 1º ciclo do Agrupamento.
De seguida, através da observação de um friso cronológico, foi explicada a passagem do mito ao logos e o nascimento da Filosofia.
No espaço destinado à pesquisa informática, os nossos ilustres visitantes puderam apreciar a “Árvore do Saber” e perceber as diferentes ramificações da mesma como áreas do conhecimento, bem como distinguir uma pergunta filosófica de uma pergunta não filosófica.
Por fim, miúdos e graúdos, escreveram uma frase no “Livro de Honra” da Filosofia e retiraram um pensamento do baú dos pensamentos filosóficos.
Não menos importante foi o lanche pleno de sabores diretamente vindos do Monte Olimpo.
Com estes trabalhos, visou-se desenvolver um quadro coerente e fundamentado de valores, bem como reconhecer o contributo específico da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento informado, metódico e crítico e para a formação de uma consciência atenta, sensível e eticamente responsável. Estreitamos laços, espantámo-nos, interrogámo-nos, criticamos e refletimos… Criámos memórias e fizemos História!
Pelas intervenções pertinentes dos pequenos aprendizes de Filosofia podemos depreender que a exposição não só os sensibilizou para a riqueza do diálogo e para o respeito pela diferença, como enalteceu a importância da Filosofia na vida do homem em sociedade e o verdadeiro amor ao saber.
Estiveram envolvidas na consecução deste projeto as turmas da escola que têm a disciplina, a saber: o 10º LHA e o 10º CTA e vários alunos dos 2º e 3º ciclos que pertencem ao clube dos amigos da biblioteca que, motivados pela equipa, abraçaram o desafio com audácia e determinação.
Sapere Aude! Ousem saber!



Professora Sofia Fazendeiro