quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2015/2016





Para ver o Regulamento, selecionar "Ler mais"






Regulamento
Artigo 1º
Objetivos
Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, o Pano Nacional de Leitura, promove, no ano letivo 2015/2016, a 10ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) ao qual o Agrupamento de Escolas da Nazaré se associa, com os objetivos de estimular o treino da leitura e de desenvolver competências de expressão escrita e oral.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1.ª fase, a realizar nas escolas; a 2.ª, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3.ª, correspondente à Final Nacional, a realizar em Lisboa, em colaboração com a RTP.
O presente Regulamento refere-se exclusivamente à 1.ª fase – eliminatórias da responsabilidade de cada escola, mas tem subjacente o Regulamento do Concurso a Nível Nacional, que deve ser consultado no sítio do PNL, em:


Artigo 2º

Condições gerais de participação

A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 3º ciclo.
Para efeito da participação no Concurso Nacional de Leitura, os concorrentes comprometem-se a submeter-se ao presente Regulamento e às decisões do Júri.
Os candidatos, menores de 16 anos, apurados para a fase Distrital ou para a Final Nacional, só poderão participar com autorização expressa dos pais/encarregados de educação.

Artigo 3º

Categorização dos concorrentes

Os concorrentes serão agrupados em três categorias:
a) alunos do 7º ano;
b) alunos do 8º ano;
c) alunos do 9º ano.

Artigo 4º

Júri

1 – Constituição – O júri do concurso na Fase de Escola será constituída por um grupo de docentes de Português do 3º Ciclo.
2 – Competências – Cabe ao júri a divulgação do regulamento do concurso, a correção das provas e a afixação da lista dos vencedores, bem como a supervisão de todo o processo relacionado com o concurso na fase de escola. Cabe ainda ao Júri decidir sobre quaisquer matérias omissas neste Regulamento.


Artigo 5º

Fases do Concurso

Após o anúncio público do Concurso Nacional de Leitura, a Fase de Escola será organizada do seguinte modo:
1ª Etapa (dezembro) – Anúncio e afixação das regras do concurso, incluindo a lista  das obras para leitura, e inscrição. As inscrições para o concurso são feitas junto dos professores de Português ou na Biblioteca da Escola, até ao dia 17 de dezembro;
2ª Etapa – (dezembro-janeiro) – Período de tempo para leitura das obras a concurso;
3ª Etapa – Realização das provas da Fase de Escola: dia 13 de janeiro de 2015 (quarta- feira);
4ª Etapa – Apuramento e seriação dos concorrentes e a afixação da lista dos alunos apurados para a Fase Distrital (um aluno efetivo e um aluno suplente por categoria).
A Fase de Escola terminará impreterivelmente a 22 de janeiro de 2015.

Artigo 6º

Provas de seleção

1– Estrutura da prova: a prova da Fase de Escola terá a seguinte estrutura:
- Questões de resposta curta;
- Uma questão de resposta aberta (que servirá para efeitos de desempate).
2- Duração da prova: esta prova terá a duração máxima de 45 minutos e decorrerá às 10:20horas do dia 13 de janeiro de 2015, na Biblioteca e/ou sala de Grandes Grupos.
Os alunos só poderão abandonar o local em que decorre a prova após o término do tempo regulamentar. 

Artigo 7º

Obras selecionadas para a Fase de Escola

7º ano – O cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andersen
8º anoO Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado
9º anoO Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry
                 
Artigo 8º

Prémios
Cada concorrente que participe na seleção a nível de escola receberá um prémio simbólico de participação. Os três alunos apurados para a 2ª fase receberão um prémio.
            Nazaré, 3 de dezembro de 2015

O júri da 1ª fase