quarta-feira, 21 de outubro de 2015

LER+ MAR



No âmbito do Projeto Ler+ Mar, resultado de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e a Aporvela, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas da Nazaré lançou a sua candidatura para a 3ª edição.
No passado dia 16 de outubro, o Agrupamento de Escolas da Nazaré e outros 15 novos agrupamentos foram integrados no projeto, tendo estado representados no I Encontro Nacional que decorreu no Oceanário de Lisboa.
O Projeto Ler+ Mar envolve agrupamentos de todo o país e tem como referentes a leitura, o mar e as diferentes áreas curriculares. Destina-se aos alunos do 1º ao 3º ciclos, numa estrutura tri-dimensional: promoção da leitura e da literacia; relação com a comunidade; o mar como elemento natural determinante da história da cultura nazarena. Assume-se, por isso, com uma forte componente relacional com o concelho e, fundamentalmente, com as instituições locais.
Foram três as razões fundamentais que justificaram a importância da candidatura ao projeto no contexto do agrupamento, desde logo:
- O contributo da Biblioteca Escolar para a melhoria dos resultados, no âmbito da promoção e do sucesso das aprendizagens dos alunos, com especial enfoque no desenvolvimento de competências da leitura, da literacia e das tecnologias digitais.
- A importância do mar para a cultura nazarena, nas suas vertentes social, etnográfica, gastronómica e literária, enquanto fatores determinantes da identidade e da cultura dos nazarenos.
- O reconhecimento das instituições locais, elementos fundamentais da comunidade educativa, ao serviço da cultura e da identidade do povo, através da criação de parcerias com a Biblioteca Escolar.
Para os próximos dois anos letivos estão delineadas linhas de ação que envolverão um total de 14 turmas (9 turmas do 1º ciclo, 1 turma do 2º ciclo e 4 turmas do 3º ciclo).