Avançar para o conteúdo principal

FESTEJAR A LEITURA 2021

 LEITURAS



      

      

                                         
            
                    
                  

            

      

      









      




FESTEJAR A LEITURA

LER SEMPRE, LER EM QUALQUER LUGAR

Março/abril 2021

Biblioteca Escolar

 A Biblioteca Escolar lança o desafio à comunidade educativa no âmbito do tema “Festejar a Leitura”, proposto pelo Plano Nacional de Leitura (IPNL).

A atividade consiste na gravação de um vídeo ou podcast com a leitura de um texto de autor, devendo ser enviado através do email até às 17 horas do dia 19 de abril para o email da Biblioteca Escolar do Agrupamento.

A submissão dos trabalhos rege-se pelo seguinte regulamento:

 

REGULAMENTO

LER SEMPRE, LER EM QUARQUER LUGAR

VIDEO/PODCAST

Artigo 1º

Âmbito

A Biblioteca Escolar lança a atividade “Festejar a Leitura - Ler sempre, ler em qualquer lugar - 2021”, no âmbito do tema “Festejar a Leitura” proposto pelo Plano Nacional de Leitura (IPNL).

Artigo 2º

Destinatários

A atividade é aberta a todos os elementos da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas da Nazaré.

Artigo 3º

Condições de participação

1 - Os trabalhos consistem na gravação de um vídeo ou de um podcast individual ou em grupo, com a leitura de um texto ou excerto de texto de autor, com a duração máxima de 3 minutos, podendo a gravação ser efetuada em sala de aula ou noutro local à escolha do(s) leitor(es).

2 - Os trabalhos deverão obedecer aos seguintes critérios:

a. As gravações poderão ser feitas em Língua Portuguesa, Inglesa ou Francesa.

b. Apresentação de uma declaração de autorização para a divulgação dos trabalhos nas páginas web do Agrupamento;

c. Em caso de menoridade, a autorização mencionada na alínea anterior deverá ser assinada pelo respetivo encarregado de educação;

d. Os formatos de gravação deverão ser, preferencialmente, mp4 para os vídeos e mp3 para os podcast;

e. A identificação dos ficheiros com os trabalhos deverá ser composta pelo nome do leitor e a turma, caso se aplique;

f. Os trabalhos deverão iniciar com a identificação do título do texto e respetivo autor;

g. O email para envio dos trabalhos é becre@aen.pt

h. Serão admitidos os trabalhos recebidos até às 17 horas do dia 19 de abril de 2021.

 

Artigo 4º

Direitos

A equipa da Biblioteca Escolar reserva o direito de decidir sobre a publicação dos trabalhos assim como a decisão sobre casos omissos pelo presente regulamento.

 

 

 


Mensagens populares deste blogue

Autores do mês de março

Março, mês do nascimento de personalidades marcantes de tempos atuais e passados.  Da literatura à música, passando pela pintura, representação e pelo desporto. Em março nasceram Camilo Castelo Branco, Gabriel Garcia Márquez (escritores), Vivaldi, Bach e Chopin (músicos e compositores clássicos - ouvir Vivaldi; ouvir Bach; ouvir Chopin), Michelangelo (pintor - Capela Sistina), Van Gogh (pintor), Alexander Bell (inventor do telefone), Nat King Cole, Diana Ross, Eric Clapton, Elton John, Celine Dion, Maria Carey, Gabriel o Pensador, Lady Gaga, Justin Bieber (cantores), Bruce Willis, Liza Minnelli, Marcel Marceu (atores), Ayrton Senna (piloto de fórmula 1), Yuri Gagarin (astronauta) Mikhail Gorbachev (político e galardoado com o prémio Nobel da Paz em 1990), entre muitos outros que merecem, de igual forma, destaque e que ficarã...

Já nasceu!!!

O FAROLETRAS Já "nasceu" a nossa mascote!!! Resultado do trabalho colaborativo entre a equipa da Biblioteca Escolar, os alunos do 2º ciclo e a ajuda fundamental da professora Ana Antunes, foi finalizada a construção da mascote das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Nazaré. Brevemente o Faroletras irá realizar uma visita às bibliotecas dos centros escolares de Valado dos Frades e da Nazaré.

DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA

  No próximo dia 5 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Ler em voz alta traz múltiplos benefícios: da melhoria de funções cognitivas, como a memória e a concentração, ao atributo para o crescimento pessoal, passando pelo fomento das relações sociais.